Trekking ao Pico Paraná


Enfim realizamos a tão esperada empreitada para a qual estávamos nos preparando durante todo este ano. Conquistamos o Pico Paraná, a montanha mais alta do Sul do Brasil, com seus 1877 metros de altitude! ;-)

O Pico Paraná é uma montanha com "cara de montanha"! Toda a sua altura sobe direto desde o nível do mar, possui paredões enormes e para chegar à ele você precisa realmente escalá-lo! Não é uma escalada difícil, mas dá para sentir calafrios em alguns pontos, sendo que é preciso ter bastante cuidado e ver bem onde se está pisando. Qualquer deslize e você pode morrer de fome antes de chegar lá embaixo, rsrsrs! ;-)

Segue um breve relato da aventura, começando com a carta topográfica que contém a rota, da Fazenda Pico Paraná ao Pico Paraná (detalhes dele logo abaixo). Levamos umas 5 horas para fazer o percurso até o Acampamento 2, passando entre os Picos Itapiroca e Caratuva, e mais uns 40 min para o ataque ao cume:



A primeira vista da região temos quando subimos o Monte Getúlio, ou Morro do Piolho, que fica no caminho.


Depois de passar entre o Itapiroca e o Caratuva, temos a primeira vista do Pico...




Subindo o Elevador...

 

Chegando no Acampamento 2 e montando as barracas...


para então fazer o ataque ao cume do Pico Paraná.




Lá ao longe vemos a baía de Paranaguá e o mar!




Assinando o livrinho...









Descemos vendo o pôr do sol lá no horizonte, lindo demais!



Depois de passarmos a noite com temperaturas abaixo de zero, a volta foi com muita neblina. Aprendemos que sempre temos que aproveitar as oportunidades quando elas são oferecidas, principalmente na montanha! Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje! ;-)






Sempre Alerta!
Tropa Sênior Alto Quiriri

Comentários

Postagens populares

Siga-nos pelas Redes Sociais


Parceiros do Grupo em 2023