A origem do nosso Lenço


Eis o que escreveu Robert Baden Powell sobre esta gravura, presente já em uma das primeiras páginas do seu livro "O Caminho do Sucesso", leiam com muita atenção! ;-)

"Conduza com o remo a sua canoa. Este desenho é o indice do livro.

Este quadro-roteiro da sua viagem para o Sucesso mostra alguns dos escolhos maiores que você tem que estar preparado para enfrentar.
Podem surgir como rochas negras, mas, não se esqueça que o ponto luminoso que você quer atingir se acha além deles; portanto, se os contornar, verá que também possuem um lado claro.
Você só descobrirá este lado iluminado não se deixando arrastar para os escolhos e navegando prudentemente para além deles. Quero, com isso, expressar duas confortadoras conclusões:
  • há um lado brilhante mesmo na rocha mais negra;
  • há uma recompensa em se trabalhar ativamente pelo próprio sucesso, em lugar de se deixar levar, passivamente, para a ruína: você ganha CARÁTER ao contornar cada rocha, e conquista, no final, a sua meta de FELICIDADE.
N.B. - Está vendo aquela estrela lá no alto do céu? Firme seu rumo por ela. Tome a estrela como guia. Ou, em outras palavras, VISE ALTO!"

Este "sol da felicidade, com a estrela lá no alto" foi escolhido para ser o Emblema do Grupo Escoteiro Desbravador. O criador do mesmo foi o Escotista Nilo Fragozo.

Já as cores de nosso Lenço tem o seguinte significado:
  • A cor verde do lenço representa a mata, a natureza;
  • A tira branca representa a paz;
  • A tira preta representa o respeito aos que já se foram ao "Grande Acampamento".


VISEM ALTO! ;-)

Sempre alerta para Servir,

Grupo Escoteiro Desbravador

Comentários

Postagens populares

Siga-nos pelas Redes Sociais


Parceiros do Grupo em 2023