Plantio de mudas - MutEco 2017

No mesmo dia em que distribuímos 2000 mudas na Praça Getúlio Vargas em São Bento do Sul, fomos também ao Recanto do Noti, área de PSA "Produtor de Águas do Rio Vermelho". PSA significa "Pagamento por Serviços Ambientais", é uma política nacional para compensar e incentivar aqueles que decidem proteger as matas de suas propriedades.
Lá o Biólogo Marcelo Hübel nos mostrou as águas que abastecem o nosso município e a importância da preservação das matas que rodeiam estes rios, pois as árvores absorvem a água da chuva e a liberam de maneira uniforme, evitando grandes enxurradas, assim como que os rios sequem nas épocas de seca.
Conhecemos também a utilidade das mudas que iríamos plantar como, por exemplo, diferentes árvores frutíferas, que atraem pássaros e outros animais, permitindo que os mesmos façam a disseminação de sementes e repovoamento das matas através de suas fezes.
Plantamos várias espécies, como uvaia, pinheiro, gabiroba, araça, pitanga, pinheiro-do-brejo, louro-da-serra, goiaba-da-serra, espinheira-santa e ariticum.
Depois da boa ação realizada, fizemos uma caminhada para conhecer uma linda cachoeira presente no local.
Agradecemos ao Noti pela acolhida em seu terreno e ao Ricardo Gonzalez e Marcelo Hübel pela sua dedicação para ajudar os nossos jovens a construirem, de pequenas em pequenas ações, um mundo melhor para todos nós.












Vejam também o vídeo produzido pelo escoteiro Henrique L. Rudnick! ;-)


Sempre alerta para servir!

Grupo Escoteiro Desbravador

Comentários

Postagens populares

Siga-nos pelas Redes Sociais


Parceiros do Grupo em 2023