A barraca ideal para acampamentos escoteiros

O objetivo desta postagem é discutirmos sobre a barraca ideal para usarmos em acampamentos escoteiros na Região Sul do Brasil, pois sabemos que as condições que se aplicam aqui podem não valer para outros lugares.
Em primeiro lugar vamos falar do tamanho da barraca. Levando em conta que, no movimento escoteiro, uma patrulha deve ter entre 5 e 8 escoteiros e dificilmente os escoteiros irão acampar com menos de 3 pessoas em sua patrulha (neste caso eles acabam se juntando com outra), a barraca ideal seria de 3 ou 4 pessoas. Eles irão acampar geralmente, então, com 2 ou 3 barracas no máximo.
O calor não é o nosso problema, e sim frio e chuva! Já chegamos à conclusão (pelo menos em São Bento do Sul, SC) que, se cancelarmos os acampamentos devido à qualquer previsão de chuva, não faremos mais nada por aqui. É importante lembrar que as crianças geralmente contam os minutos esperando por um acampamento! Ok, então vamos investir em uma barraca um pouco melhor para nossos filhos. Esta deve ter o dormitório e ainda um sobre-teto adicional, que deve ir até o chão ou até perto dele (teto duplo!). Aquelas barracas em que o dormitório já é o teto externo definitivamente não funcionam por aqui.
Outra coisa que observamos é a importância do avanço, ou varanda, na entrada da barraca. Nele os escoteiros podem deixar os seus calçados sujos fora da barraca, que ainda ficarão secos caso venha a chover quando todos estiverem em atividade longe das barracas. Este avanço evita também que o esquecimento da entrada aberta (normal, falamos de crianças) vire um dilúvio dentro da barraca, acabando com o acampamento.
O chão da barraca deve ser feito de um material forte e impermeável, pois costuma ser bastante "exigido" pelos escoteiros. :-)
Barracas com varetas de alumínio são mais confiáveis que as com varetas de fibra, que quebram facilmente se alguém pisar sobre elas, na montagem das barracas por exemplo, apesar de serem um pouco mais pesadas. 
Acreditamos que o melhor material para o tecido da barraca, no nosso caso, seja o poliéster, pois tem boa resistência ao rasgo, não apodrece e é leve.

Observando hoje o mercado de barracas regional, encontramos algumas que se adequam muito bem às nossas expectativas, com um ótimo custo-benefício:

Quechua Quick Hiker 3barraca em forma de iglu, para 3 pessoas (geralmente cabem 2 com conforto), leve, com avanços e aberturas para 2 lados, para deixar o calçado, por exemplo, que pode ser completamente fechado. O chão é resistente e impermeável.



Quechua Arpenaz 3+barraca em forma de iglu, para 3 pessoas (geralmente cabem 2 com conforto), leve, com um pequeno avanço para deixar o calçado, por exemplo, que pode ser completamente fechado. O chão é resistente e impermeável.
Dormitório interno

Quechua Arpenaz 3XL Fresh&Blackbarraca em forma de iglu, para 3 pessoas, já um pouco maior que a anterior mas um pouco mais pesada, com avanço também um pouco maior.


Coleman Hooligan 4: barraca em forma de iglu, para 4 pessoas (geralmente cabem 3, com conforto), com um bom avanço. Pode-se guardar muita coisa fora da barraca com uma boa proteção contra a chuva.
Dormitório Interno

Nautika Indy 4: barraca em forma de iglu, para 4 pessoas (geralmente cabem 3, com conforto), também com um bom avanço, com a vantagem de termos uma entrada adicional.

Gostaríamos de ouvir a sua opinião sobre este assunto, fiquem à vontade para comentar sobre ele! ;-)

Sempre alerta para servir, Igor

Comentários

Postagens populares

Siga-nos pelas Redes Sociais


Parceiros do Grupo em 2023