Pré-requisitos para a "Comida Mateira" de acampamentos e jornadas escoteiras

As dicas que seguem valem ouro ao prepararmos o nosso cardápio de acampamento:
- A receita é fácil de fazer?
- Os ingredientes são leves de levar?
- Posso prepará-la usando apenas 1 panela e 1 frigideira?
- Os ingredientes podem ficar fora da geladeira?
- O cardápio possui a maioria dos nutrientes necessários?

Vamos falar de cada ítem um pouco mais detalhadamente:
- Receita fácil de fazer! Um acampamento é muito diferente de nossa casa, normalmente não temos muita estrutura para cortar, acondicionar e preparar os alimentos. Precisamos de receitas que, de preferência precisem nada ou muito pouco disso.
- Ingredientes leves de levar! Principalmente quando vamos fazer uma jornada, temos que pensar muito no peso que vamos levar conosco. Considerando que o peso máximo de uma mochila não deve passar de 1/3 de nosso peso e que um escoteiro pesa geralmente em torno dos 40kg, então a mochila, com tudo dentro, não deve passar dos 13kg. Portanto devemos levar conosco alimentos leves e o mínimo de panelas, frigideiras e outros utensílios de cozinha.
- Prepará-la usando apenas 1 panela e 1 frigideira! Não precisa ser exatamente assim mas, quanto menos panelas e frigideiras precisarmos, menos peso para levar e mais fácil de lidar com elas no fogo de chão.
- Ingredientes fora da geladeira! Desta maneira também não precisamos levar as pesadas caixas térmicas para acondicionar os alimentos.
- Cardápio com nutrientes! Nas jornadas e acampamentos gastamos muita energia, que deve ser suprida com alimentos nutritivos, que supram todas as nossas necessidades.

Ok, tendo agora tudo isso em mente, publicaremos em nosso Blog algumas receitas interessantes, que podem inspirar novas idéias para os nossos próximos acampamentos. Para procurar por elas busque pelo marcador "Comida Mateira".

Comentários

Postagens populares

Siga-nos pelas Redes Sociais


Parceiros do Grupo em 2023